sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Perdão

O Perdão

Perdoar no dicionário do psicólogo americano Fred Luskin tem a seguinte definição: “É desistir de toda e qualquer esperança de um passado melhor”. Remoer o que aconteceu e viver em função disso, segundo ele, não apenas atravanca a mente e as possibilidades de ser feliz, mas derruba o sistema imunológico, abrindo portas para o câncer e toda sorte de infecções. As mágoas endurecem o coração ao pé da letra e aumentam as chances de infartos. A prática do perdão, da cura das mágoas são uma das fontes de estresse e de várias doenças. Ouvimos em diversas religiões que o perdão faz bem para humanidade, digo que ele é bom para nós mesmos em primeiríssimo lugar!
Luskin ainda cita que apagar a mágoa é bom para você não para o autor da afronta, recupera o seu poder e envolve se tornar herói em vez de vítima.
Segundo os estudos de Luskin os mais jovens parecem ser mais resistentes do que as pessoas mais velhas. Há algum entendimento entre os psicólogos de que geralmente os mais velhos compreendem a brevidade da vida e as falhas do ser humano. No entanto, não importa a idade, a maioria dos indivíduos tem dificuldade para perdoar.
De qualquer forma, o perdão faz bem para a alma, por mais difícil que pareça perdoar não desista de tirar do seu peito essa mágoa.

“... Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê...” (desconheço autoria)

Marilena Frade